Criando uma Proposta

Nesta página vamos descrever os detalhes da criação de uma proposta. Vem com a gente!!!

Proposta é o orçamento que enviamos na esperança da venda ser concluída. Ela, normalmente, será enviada para uma pessoa em específico, casal ou família e vai conter, principalmente, destino, hospedagem, datas e valores.

Para criar sua primeira proposta, clique no menu Venda > Propostas, como mostra na imagem acima e em seguida clique em Criar Proposta ou orçamento.

Para saber mais sobre o preenchimento das informações, siga lendo.

1. Destino(s)

Refere-se aos destinos incluídos na proposta. Não é apenas o destino de chegada, são todas as cidades que seu viajante vai visitar.

Comece a digitar para buscar um destino e o selecione quando encontrar. Repita, caso a proposta de viagem seja para mais um de destino.

Ao selecionar o destino, o mapa irá marcá-lo no mapa. É importante saber que você pode mover o mapa para outra posição e dar o zoom. Essa configuração (zoom e posição) será utilizada no momento da apresentação da proposta ao cliente.

2. Atrações e atividades

Neste passo, você pode selecionar atrações, restaurantes e atividades que deseja apresentar ao seu viajante. Os locais são recuperados da sua Curadoria e filtrados, automaticamente, pela cidade selecionada no passo anterior.

  • Caso não tenha encontrado o que precisa, você pode adicionar clicando no link Não encontrou? Adicione um novo local.

  • A inclusão de atração e hospedagem não são obrigatórias e não precisam estar necessariamente inclusas no valor total da proposta.

  • É possível sinalizar nos próximo campos, o que está incluso e o que não está na proposta.

3. Hospedagem

Agora você pode selecionar as acomodações. Assim, como as atrações, elas são recuperadas da sua Curadoria e as hospedagens são filtradas, automaticamente, pela cidade selecionada no começo do cadastro.

4. Datas e voos

Nesta importante etapa da proposta, você deve informar os seguintes dados:

  • Partindo de: selecione uma cidade de partida. Não é necessário informar o Aeroporto ainda.

  • Data de ida: normalmente a data de ida do voo, mas pode ser uma proposta terrestre também.

  • Data de volta: a data de chegada. Normalmente é o voo de volta, mas pode ser uma proposta terrestre também.

  • Nr de noites: número de noites. O sistema irá calcular automaticamente para você baseado na data de ida e de volta.

  • Voos escolhidos: informe os detalhes dos voos ou simplesmente cole uma captura (print) da tela pesquisada (do Google Flights por exemplo), recortando apenas as informações necessárias, mas sem mostrar os preços.

Uma nova pausa para saudarmos sobre nosso super editor de texto que você encontrou no campo Voos escolhidos, mas ele está presente em praticamente todo formulário de cadastro.

Nele você pode:

  • Incorporar imagens e vídeos.

  • Anexar arquivos de texto, planilhas e apresentações.

  • Adicionar Emojis 👏 😍

  • Criar templates/snippets (trechos de texto) para reutilizar e muito mais...

🔗 Veja mais detalhes aqui

5. Preço e pagamento

Nesta penúltima etapa antes da publicação, você deverá preencher com os dados que se referem a pagamento e detalhes do que está incluso (ou não).

  • Preço: informe o preço total da proposta considerando a unidade selecionada ao lado (pessoa, casal ou família), somando tudo que está incluso. As variações do preço, por exemplo se optar por quarto X ou Y, podem ser explicadas no campo O que poderia incluir ou alterar.

    • ℹ️ O preço será exibido junto com o plano de pagamento nas propostas (diferentemente das criações na vitrine). Se você deixar o plano de pagamento em branco, o sistema vai entender que você não quer exibir o preço.

  • Moeda: selecione qual moeda o preço informado se refere.

  • Preço por...: selecione a unidade do preço. O preço informado pode se referir a uma pessoa, uma família ou a um casal.

    • Este campo só será exibido para Proposta e Viagem. Não será exibido para Ideia de viagem e Roteiro.

  • Operadora: é um campo não visível ao público. Utilize como referência futura para saber onde você buscou o preço. Pode incluir mais uma fonte, por exemplo, Operadora X + Operadora Y e etc.

  • Bloqueio: assim como Operadora, é um campo não visível ao público. Utilize como referência futura para saber se a cotação é bloqueio ou não.

  • O que inclui: informe tudo que está incluído no preço desta criação, como voos, café da manhã, transfer, seguro viagem e etc. Recomendamos usar a lista de 'check', representada pelo ícone no editor.

  • O que NÃO inclui: na dúvida, é melhor exagerar um pouco na informação do que gerar frustração. Liste o que esta não está incluído no preço desta viagem e aproveite para passar o preço dos itens não inclusos, se for o caso. Recomendamos usar a lista de 'X', representada pelo ícone no editor.

  • O que PODERIA ser incluído ou alterado: neste campo você pode listar tudo que poderia ser incluído na viagem, mas que não está previsto no valor total informado no campo Preço. Aproveite para informar os preços dos itens que poderiam ser inclusos. Sugerimos usar a lista normal, representada pelo ícone .

    • 💡 Preciso usar todos os campos? Não. É possível listar tudo que não está incluído e tudo que poderia ser incluído em um único campo. É questão de preferência pessoal.

  • Observações para inclusão de crianças: se deseja atrair famílias com crianças, descreva se esta proposta possui algum diferencial para as crianças, seja em preço da hospedagem, comodidade ou atividades especiais.

    • Se for relevante, não esqueça de incluir a idade limite - "até 12 anos", por exemplo.

    • 🧒 Ao incluir algo neste campo, o sistema irá exibir um ícone especial para esta criação na lista da sua vitrine.

  • Informações sobre pagamento: detalhe as formas de pagamento disponíveis. Descreva as condições à vista, possibilidades a prazo, necessidade de entrada ou não.

    • Se possível, use percentuais, pois se o preço mudar, não é necessário atualizar este campo.

    • Sugerimos agrupar as condições com usando o ícone no editor.

    • ℹ️ Não precisa repetir o preço, pois ele será exibido automaticamente na primeira linha.

    • ⚠️ Se você deixar este campo em branco, o sistema não irá exibir o preço.

  • Documentos internos: se achar necessário pode anexar um ou mais arquivos que comprovem e ajudam a entender a proposta. Pode ser uma planilha de apoio, uma imagem, um pdf ou um doc. Os arquivos não ficarão visíveis publicamente, mas serão compartilhadas com as agências parceiras caso você opte por compartilhar a proposta futuramente.

Para uma proposta, nenhuma informação é obrigatória, mas recomendamos, informar pelo menos:

  • Preço (moeda e como se é por pessoa, família e etc)

  • O que inclui.

  • O que NÃO incluir.

  • Informações para pagamento.

6. Humanizar

Passo importante para trazer autoridade e, ao mesmo tempo, humanizar a proposta trazendo opiniões, justificativas e experiências para seu cliente.

  • Imagens da criação: estudos já constataram que, depois do preço, a fotografia é o fator mais importante para viajantes que fazem a varredura de sites. Vale para hotel, restaurantes, atrações e destinos turísticos. Capriche na escolha!

    • Você pode enviar uma ou mais imagens do seu computador, escolher uma imagem profissional a partir da integração com Unsplash ou enviar uma imagem a partir de um link copiado da internet.

    • Dê preferência para imagens wide (horizontais) para uma melhor apresentação.

  • Título da criação: use sua criatividade para chamar atenção e evite títulos com mais de 40 caracteres e com letras maiúsculas. O título o primeiro ponto de leitura do viajante na vitrine e nos detalhes da proposta.

  • Descrição curta da criação: é um complemento do título, traga informações relevantes e atrativas, mas seja breve (recomendamos até 240 caracteres). A descrição curta, assim como o título, será exibida na lista da vitrine e na página com os detalhes da proposta.

  • O que é importante o cliente/viajante saber: utilize este espaço para passar uma visão geral da criação. Dê seu toque humano e procure conversar com seu público! Recomendamos justificar as escolhas pelas experiências que já teve, pela oportunidade do momento, época do ano ou por avaliações/recomendações do público ou sites especializados.

  • Considerações sobre a hospedagem: se possuir consideração especial sobre a hospedagem, insira neste campo de forma humanizada. Exemplo: por que escolheu determinada opção, vantagens e desvantagens e sua experiência.

  • Considerações do itinerário: utilize este espaço para humanizar o itinerário, acrescentando justificativas ou informações gerais sobre os dias, escolhas e etc.

  • Mensagem final: utilize este campo caso deseje personalizar uma mensagem final para o seu público. Este mensagem será exibida antes dos botões de contato por WhatsApp. Se o campo ficar em branco, a mensagem padrão "Vamos nessa?" será exibida.

    • ℹ️ Dica: caso tenha alguma mensagem padronizado, utilize os snippets para reutilizar a mensagem.

Com exceção do Título da criação, nenhuma informação é obrigatória, mas recomendamos, pelo menos, utilizar os seguintes campos para uma proposta:

  • Imagens da criação (pelo menos 3 imagens).

  • O que é importante o cliente/viajante saber.

  • Considerações sobre a hospedagem.

7. Itinerário

No itinerário você consegue organizar a proposta de viagem dia por dia, o famoso day by day. Não é obrigatório, mas quando criado com cuidado, faz com que seu cliente sinta um gostinho já da viagem a partir dessa organização.

O recurso permite detalhar a viagem colocando fotos, mapas, descrições, preços e muito mais. O ideal é mexer e ir experimentando, mas criamos um tópico aqui dedicado especialmente para esta poderosa funcionalidade.

Caso queira mergulhar nos detalhes da criação de um itinerário, clique aqui.

Você pode usar o itinerário para ordenar as cidades.

Caso você não queira detalhar o day by day, mas apenas ordenar as cidades, pode incluir as cidades como uma atividade na ordem que deseja e, quando publicar a proposta (em 8. Publicação), basta selecionar em Exibição do Itinerário para não mostrar o roteiro.

8. Publicação

O último passo antes de finalizar sua proposta. Aqui é necessário informar como essa proposta será apresentada ao mundo, ou ao seu cliente.

  • URL da criação: para compartilhar a proposta com seu cliente, é necessário usar uma URL (um link). Aqui neste campo você pode customizar a parte final da URL, mas não é obrigatório e nem tão prático ficar pensando em um nome para cada proposta criada. Utilize em casos especiais.

  • Compartilhamento público: refere-se ao compartilhamento público. Aqui você pode limitar o acesso a alguns conteúdos, por exemplo, exigindo login para captação de leads ou protegendo o conteúdo específico de algum viajante.

    • Público: todos com link podem ver. Independentemente se estão ou não estão logados na sua vitrine.

    • Login: todos com o link podem ver, mas precisam estar logados.

    • Privada: apenas clientes logados e selecionados (pelo campo seguinte) podem visualizar a proposta.

  • Clientes: utilize esta opção para associar um cliente a sua criação. É interessante ter o cliente associado para fazer o acompanhamento e monitorar o andamento do negócio.

    • ℹ️ Clientes e Compartilhamento Privado não ficam disponíveis em criações do tipo Ideia, Roteiro e Post.

  • Exibição do itinerário: você pode configurar como exibir seu itinerário. Clique aqui para saber mais.

Nossa sugestão de compartilhamento é que deixe as propostas protegidas com Login. Assim, seu lead, terá que fazer um cadastro rápido na sua vitrine, mas já é um estímulo a mais para usá-la para conhecer outras ideias de viagem e declarar seus desejos.

Além disso, você fica com as informações do lead já cadastradas e atualizadas na plataforma.

Salvar como Rascunho x Publicar

Estas duas opções são exibidas na último passo da criação de uma proposta:

  • Salvar como rascunho: a proposta fica salva, porém não fica disponível publicamente (ninguém conseguirá acessar com a URL).

  • Publicar: a proposta fica salva e disponível pela URL para ser acessada de acordo com as regras de compartilhamento.

Como o nome sugere, salve como rascunho apenas quando quer sinalizar que ainda não terminou sua proposta.

Enviar a criação para o Cliente

As criações são enviadas por meio de links, uma maneira inteligente e interativa do cliente visualizar sua obra de arte. Lembre-se, o link será a URL que foi definida no passo 8. Publicação.

A maneira mais prática de encontrar o link para enviar a proposta para seu viajante é através da lista de propostas, acessada pelo menu lateral:

  • Ao clicar sobre o botão 🔗, a plataforma copia a URL para sua área de transferência (faz um CTRL+C). Depois, basta colar em qualquer lugar!

Estágio de venda da Proposta

Uma proposta pode ter 3 estágios de venda:

  • Em andamento : é a proposta que está sem definição. Seu cliente não disse sim, nem não.

  • Ganha : seu cliente disse sim! Ao alterar o status para Ganho, é importante ajustar a proposta também, deixando ela atualizada com o valor e tudo que inclui.

  • Perdida : a proposta foi negada. Neste caso, sugerimos deixar uma nota na proposta sinalizando o motivo.

Alterar Status da proposta

Basta acessar a lista das propostas, localizar aquela proposta que você deseja alterar, clicar sobre o ícone e, em seguida, clicar em Status.

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