Fourhands - ideias de viagem
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Fornecido por GitBook
Nesta página
  • Novo negócio
  • Novo negócio pela lista de propostas ou viagens
  • Gerenciado um novo negócio
  • Mudando o estágio de um negócio
  • Ordenação dentro dos estágios
  • Quando devo usar o Pipetravel?
  • Personalizando os estágios dos funis.
  1. Funcionalidades

Pipetravel

Organize suas vendas e pós-vendas com nossos pipelines.

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Atualizado há 8 meses

Com o Pipetravel, você cria etapas de Vendas ou Pós-vendas padronizadas e facilita a gestão das atividades do dia a dia através de um pipeline (funil) incrível. Consegue acompanhar o resultado do seu time e de cada vendedor de maneira prática e rápida.

Atualmente é possível ter dois Pipelines:

  • Vendas: indicado para a jornada do lead, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio, quando vira um cliente propriamente.

  • Sala de embarque: indicado para a organização da viagem do cliente que fechou com sua agência.

Para acessá-lo, basta clicar menu Pipetravel > Vendas ou Sala de Embarque.

Novo negócio

Cada card dentro do funil, tanto de vendas quanto da sala de embarque, é chamado também de negócio.

Ao incluir um novo negócio, observe que o formulário possui 2 abas, Informações gerais e Compartilhamento:

  • Nome do negócio: este é um campo de controle interno e não existe uma regra específica de como definir o nome, mas recomendamos colocar o nome da pessoa, família ou casal e o destino (se estiver definido).

  • Fechamento: a data de fechamento é apenas uma projeção de quando você acha que o cliente vai fechar o negócio.

  • Valor total: estime o valor total do negócio previsto para fechamento (considerando todos os viajantes).

  • Nr de viajantes: número total de viajantes incluídos no valor total.

  • Proposta, viagem, roteiro ou ideia: associe criações que façam sentido para o negócio. Exemplos:

    • Se seu cliente se interessou por uma ideia na sua vitrine (ou mais), você pode colocá-la aqui, para controle.

    • Se já enviou uma (ou mais) proposta personalizada para ele, pode associá-la aqui.

    • Se ele gostou de algum roteiro também associe.

    • Se é na Sala de embarque, associe o negócio com a Viagem criada.

  • Cliente/Viajante: associe o negócio com o cliente. Caso ele não esteja, ainda, cadastrado. Clique em Adicionar.

  • Dono do negócio: identifique quem da sua equipe é o responsável pelo negócio.

  • Cotado por: identifique quem da sua equipe orçou a proposta.

Por padrão, um novo negócio é público, ou seja, o sistema irá gerar um link para que o cliente possa acompanhá-lo, porém apenas alguns campos ficam visíveis para ele. Nesta aba você pode configurar as opções de compartilhamento:

  • Compartilhamento:

    • Não compartilhar: o link é bloqueado e não fica visível para ninguém.

    • Privada: apenas clientes logados e selecionados (pelo campo seguinte) podem visualizar a proposta.

    • Login: todos com o link podem ver, mas precisam estar logados.

    • Público: todos com link podem ver. Independentemente se estão ou não estão logados na sua loja.

  • Caminho: você pode personalizar o link de acesso.

  • Título para o cliente: crie um título curto, mas simpático ou impactante para seu cliente, por exemplo: "Férias dos sonhos em Portugal! Falta pouco...".

  • Considerações para Cliente: se desejar, escreva algumas palavras para personalizar e cativar seu cliente. Por exemplo: "João, montei essas 2 propostas conforme falamos. Estamos ansiosos para saber o que achou e dar continuidade a este sonho que está prestes a se tornar realidade."

O que ficará visível pelo link?

Os campos Título para o Cliente e Considerações para o Cliente ficarão visíveis pelo link gerado, além das propostas, ideias, roteiros e viagens vinculadas ao negócio.

Novo negócio pela lista de propostas ou viagens

Você pode criar um novo negócio ou, também, enviar uma determinada proposta para um negócio já existente a partir da tela que lista as propostas (ou viagens), acessada pelo menu Marketplace > Proposta ou Viagem. Observe o vídeo abaixo:

Gerenciado um novo negócio

Ao criar um novo negócio você irá visualizar um novo card no funil, como a imagem a seguir:

  • Para 'entrar' e ver os detalhes do negócio, basta clicar sobre o card ou em Ver.

  • Você pode, também, Editar o negócio.

Ainda dentro dos detalhes, se você associou o negócio a um ou mais viajantes, é possível visualizar todos os desejos e matches (caso existam) vinculados.

Por fim, a visualização das propostas, ideias, roteiros ou viagens vinculados também fica disponível, tudo em um mesmo lugar. Tudo integrado para aumentar sua produtividade.

Mudando o estágio de um negócio

Muito simples. Basta arrastar e soltar, conforme ilustra o vídeo abaixo:

Importante!

Quando um negócio é movido para Ganho. A plataforma permite você copiar um novo negócio para o funil da Sala de embarque. Assim uma nova jornada se inicia e lá você poderá se organizar com o pós-venda.

  • Ao mover o negócio para ganho e antes de enviar para o embarque, o sistema irá abrir o negócio para edição, sinalizando alguns campos que você precisa conferir e atualizar, se for necessário.

  • No final do formulário, poderá clicar em Aplicar e enviar p/ embarque.

  • Se o negócio ganho estiver vinculado com UMA (apenas uma) proposta, a plataforma irá também, automaticamente, fazer uma cópia e salvá-la como Viagem, assim você poderá já iniciar os detalhes da viagem sem mexer na proposta ganha (que fica como um histórico para a agência).

Ordenação dentro dos estágios

Mudar a ordem dos negócios dentro de um estágio (mexer ele para cima ou para baixo) não é possível. Os negócios ficam ordenados de forma diferente nos pipelines:

  • Vendas: os negócios são ordenados pela data de fechamento (crescente).

  • Sala de embarque: os negócios são ordenados pela data da viagem (crescente).

Quando devo usar o Pipetravel?

É uma pergunta difícil de se responder facilmente, mas caso queira maior controle, gestão e visibilidade das propostas ou viagens (no caso da Sala de embarque), utilize o Pipetravel, pois com o quadro (board), você consegue ter uma visão geral bem interessante de tudo que está acontecendo. Fácil de gerenciar e organizar.

Ademais, após a criação de um novo negócio, você consegue visualizar os detalhes dele e, nesta tela, tudo estará agrupado: notas e tarefas das propostas, viajantes e do próprio negócio, desejos e matches dos viajantes e detalhes das criações.

Personalizando os estágios dos funis.

Você pode personalizar os estágios dos funis adicionando, incluindo ou alterando os existentes.

Para isso, acesse o menu Configurações > Minha Loja e, em seguida, clique na aba Pipetravel.

Ao editar os estágios, é importante considerar que:

  • O nome deve ser curto

  • No funil (pipeline) de Vendas você pode configurar o campo Prob. de fechamento, que representa a probabilidade de fechamento do negócio que vai de 0% (perdido) até 100% (ganho).

    • Define os estágios da forma que fizer mais sentido para seus processos atuais. Esta configuração inicial é só uma sugestão clássica onde:

      • Qualificação: aquele lead mais frio, que ainda não deu muita informação e só pediu uma cotação ou algumas ideias de viagem, aquele 'manda o que tem'.

      • Oportunidade: o lead que já interagiu com você, você já sabe mais ou menos o quanto quer gastar e ele tá realmente querendo viajar para algum lugar.

      • Negociação: a proposta já evolui bem. Decidiu-se quase tudo, mas ainda falta orçar ou decidir mais coisas. Algumas agências não usam este estágio, pois ele se parece com o Fechamento.

      • Fechamento: falta pouco. Lead se comprometeu com a proposta e deve pagar a entrada em breve.

      • Perdido: lead não retornou ou retornou com negativa.

  • O funil da Sala de embarque varia muito de agência pra agência, mas essa nossa sugestão inicial pode dar uma ideia para você começar a organizar o seu:

    • Emissões: os bilhetes de voos (em especial) estão sendo emitidos.

    • Documentação cliente: conferindo a documentação do cliente.

    • Reconfirmação: reconfirmando se está tudo ok.

    • Liberado: está tudo ok! Aguardando viagem...

    • Viagem: viagem rolando...

    • Viagem concluída: viagem concluída.

Para adicionar um novo negócio, basta localizar o estágio onde deseja adicionar e clicar em .

Descrição geral do negócio: utilize este campo para resumir o negócio, como ele surgiu, o que foi conversado até este momento e etc. Por exemplo: "João foi indicado por Maria, quer viajar para Portugal com sua esposa em 2082 e entendi que quer gastar no máximo R$15.000,00 no total do casal". É possível adicionar no decorrer do negócio também.

O link gerado será algo como: aminho

Para copiar o link e enviar ao cliente, basta clicar sobre o ícone e depois colar no e-mail ou WhatsApp.

Ao abrir os detalhes do negócio, você pode utilizar todo o sistema de , para acompanhar, fazer anotações, e criar tarefas para você ou sua equipe lidar com as atividades decorrentes da possível venda ou de uma viagem.

Dentro de um funil clássico de vendas, organiza-se os estágio em ordem de probabilidade de fechamento do negócio, com exceção do estágio Perdido, que pode ser ordenado ao final do pipeline.

Ganho: o lead agora é cliente. Pagou a entrada!!!

Quando um negócio é movido para Ganho. A plataforma permite você copiar um novo negócio para o funil da Sala de embarque. Assim uma nova jornada se inicia e lá você poderá se organizar com o pós-venda.

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Notas e Tarefas
https://ideiasdeviagem.com.br/sualoja/d/c
Notas e Tarefas
Exemplo da tela de detalhes do negócio