Pipetravel

Organize suas vendas e pós-vendas com nossos pipelines.

Com o Pipetravel, você cria etapas de Vendas ou Pós-vendas padronizadas e facilita a gestão das atividades do dia a dia através de um pipeline (funil) incrível. Consegue acompanhar o resultado do seu time e de cada vendedor de maneira prática e rápida.

Atualmente é possível ter dois Pipelines:

  • Vendas: indicado para a jornada do lead, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio, quando vira um cliente propriamente.

  • Sala de embarque: indicado para a organização da viagem do cliente que fechou com sua agência.

Para acessá-lo, basta clicar menu Pipetravel > Vendas ou Sala de Embarque.

Novo negócio

Cada card dentro do funil, tanto de vendas quanto da sala de embarque, é chamado também de negócio.

Para adicionar um novo negócio, basta localizar o estágio onde deseja adicionar e clicar em .

Ao incluir um novo negócio, observe que o formulário possui 2 abas, Informações gerais e Compartilhamento:

  • Nome do negócio: este é um campo de controle interno e não existe uma regra específica de como definir o nome, mas recomendamos colocar o nome da pessoa, família ou casal e o destino (se estiver definido).

  • Fechamento: a data de fechamento é apenas uma projeção de quando você acha que o cliente vai fechar o negócio.

  • Descrição geral do negócio: utilize este campo para resumir o negócio, como ele surgiu, o que foi conversado até este momento e etc. Por exemplo: "João foi indicado por Maria, quer viajar para Portugal com sua esposa em 2082 e entendi que quer gastar no máximo R$15.000,00 no total do casal". É possível adicionar Notas e Tarefas no decorrer do negócio também.

  • Valor total: estime o valor total do negócio previsto para fechamento (considerando todos os viajantes).

  • Nr de viajantes: número total de viajantes incluídos no valor total.

  • Proposta, viagem, roteiro ou ideia: associe criações que façam sentido para o negócio. Exemplos:

    • Se seu cliente se interessou por uma ideia na sua vitrine (ou mais), você pode colocá-la aqui, para controle.

    • Se já enviou uma (ou mais) proposta personalizada para ele, pode associá-la aqui.

    • Se ele gostou de algum roteiro também associe.

    • Se é na Sala de embarque, associe o negócio com a Viagem criada.

  • Cliente/Viajante: associe o negócio com o cliente. Caso ele não esteja, ainda, cadastrado. Clique em Adicionar.

  • Dono do negócio: identifique quem da sua equipe é o responsável pelo negócio.

  • Cotado por: identifique quem da sua equipe orçou a proposta.

Novo negócio pela lista de propostas ou viagens

Você pode criar um novo negócio ou, também, enviar uma determinada proposta para um negócio já existente a partir da tela que lista as propostas (ou viagens), acessada pelo menu Marketplace > Proposta ou Viagem. Observe o vídeo abaixo:

Gerenciado um novo negócio

Ao criar um novo negócio você irá visualizar um novo card no funil, como a imagem a seguir:

  • Para 'entrar' e ver os detalhes do negócio, basta clicar sobre o card ou em Ver.

  • Para copiar o link e enviar ao cliente, basta clicar sobre o ícone e depois colar no e-mail ou WhatsApp.

  • Você pode, também, Editar o negócio.

Ao abrir os detalhes do negócio, você pode utilizar todo o sistema de Notas e Tarefas, para acompanhar, fazer anotações, e criar tarefas para você ou sua equipe lidar com as atividades decorrentes da possível venda ou de uma viagem.

Ainda dentro dos detalhes, se você associou o negócio a um ou mais viajantes, é possível visualizar todos os desejos e matches (caso existam) vinculados.

Por fim, a visualização das propostas, ideias, roteiros ou viagens vinculados também fica disponível, tudo em um mesmo lugar. Tudo integrado para aumentar sua produtividade.

Mudando o estágio de um negócio

Muito simples. Basta arrastar e soltar, conforme ilustra o vídeo abaixo:

Ordenação dentro dos estágios

Mudar a ordem dos negócios dentro de um estágio (mexer ele para cima ou para baixo) não é possível. Os negócios ficam ordenados de forma diferente nos pipelines:

  • Vendas: os negócios são ordenados pela data de fechamento (crescente).

  • Sala de embarque: os negócios são ordenados pela data da viagem (crescente).

Quando devo usar o Pipetravel?

É uma pergunta difícil de se responder facilmente, mas caso queira maior controle, gestão e visibilidade das propostas ou viagens (no caso da Sala de embarque), utilize o Pipetravel, pois com o quadro (board), você consegue ter uma visão geral bem interessante de tudo que está acontecendo. Fácil de gerenciar e organizar.

Ademais, após a criação de um novo negócio, você consegue visualizar os detalhes dele e, nesta tela, tudo estará agrupado: notas e tarefas das propostas, viajantes e do próprio negócio, desejos e matches dos viajantes e detalhes das criações.

Exemplo da tela de detalhes do negócio

Personalizando os estágios dos funis.

Você pode personalizar os estágios dos funis adicionando, incluindo ou alterando os existentes.

Para isso, acesse o menu Configurações > Minha Loja e, em seguida, clique na aba Pipetravel.

Ao editar os estágios, é importante considerar que:

  • O nome deve ser curto

  • No funil (pipeline) de Vendas você pode configurar o campo Prob. de fechamento, que representa a probabilidade de fechamento do negócio que vai de 0% (perdido) até 100% (ganho).

    • ℹ️ Dentro de um funil clássico de vendas, organiza-se os estágio em ordem de probabilidade de fechamento do negócio, com exceção do estágio Perdido, que pode ser ordenado ao final do pipeline.

    • Define os estágios da forma que fizer mais sentido para seus processos atuais. Esta configuração inicial é só uma sugestão clássica onde:

      • Qualificação: aquele lead mais frio, que ainda não deu muita informação e só pediu uma cotação ou algumas ideias de viagem, aquele 'manda o que tem'.

      • Oportunidade: o lead que já interagiu com você, você já sabe mais ou menos o quanto quer gastar e ele tá realmente querendo viajar para algum lugar.

      • Negociação: a proposta já evolui bem. Decidiu-se quase tudo, mas ainda falta orçar ou decidir mais coisas. Algumas agências não usam este estágio, pois ele se parece com o Fechamento.

      • Fechamento: falta pouco. Lead se comprometeu com a proposta e deve pagar a entrada em breve.

      • Ganho: 🥳 o lead agora é cliente. Pagou a entrada!!!

        • ℹ️ Quando um negócio é movido para Ganho. A plataforma permite você copiar um novo negócio para o funil da Sala de embarque. Assim uma nova jornada se inicia e lá você poderá se organizar com o pós-venda.

      • Perdido: lead não retornou ou retornou com negativa.

  • O funil da Sala de embarque varia muito de agência pra agência, mas essa nossa sugestão inicial pode dar uma ideia para você começar a organizar o seu:

    • Emissões: os bilhetes de voos (em especial) estão sendo emitidos.

    • Documentação cliente: conferindo a documentação do cliente.

    • Reconfirmação: reconfirmando se está tudo ok.

    • Liberado: está tudo ok! Aguardando viagem...

    • Viagem: viagem rolando...

    • Viagem concluída: viagem concluída.

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