Itinerário (roteiro day by day)
Nesta página você vai aprender como utilizar a ferramenta de criação de itinerários detalhados.
Atualizado
Nesta página você vai aprender como utilizar a ferramenta de criação de itinerários detalhados.
Atualizado
O itinerário é um componente dentro do construtor de ideias, viagens e propostas. Para acessá-lo, portanto, você precisar criar ou editar uma proposta, por exemplo.
O componente permite criar roteiros detalhados de maneira rápida, prática e fácil e vai encantar seu viajante.
Para começar a criar seu itinerário, basta clicar em Nova atividade
dentro do dia que desejar.
Uma atividade pode ser qualquer coisa, basicamente. Pode ser o voo, checkin no hotel, passeio, dia livre, ida em restaurante, ida em alguma atração, chegada em casa, curtir a família e descansar (pós viagem) e etc. Use sua criatividade e faça seu viajante se sentir na viagem antes mesmo de ir!
O formulário está dividido em duas abas: Informações gerais
e Fotos e Anexos
Dia #: exibe o dia da atividade e é preenchido automaticamente.
Data: exibe a data da viagem e é preenchido automaticamente com base nas datas de ida e volta.
Hora: se o horário for importante, é possível especificá-lo. Campo opcional.
Cidade: selecione a cidade da atividade. O sistema lista apenas as cidades selecionadas na etapa Destino(s).
Local ou atividade: caso a atividade corresponda a algum hotel, local ou atração, selecione. Este campo é opcional.
Quando local é selecionado, as fotos e descrição deste local são carregados automaticamente para dentro da atividade.
Título: dê um título curto para a atividade. Exemplos: Check-in, Buscar carro na locadora, Dia livre, Passeio no centro, Jantar romântico e etc.
Descrição: detalhes relevantes, dicas, opiniões, experiências e etc.
Muito importante saber: utilize para dar recomendações e informações essenciais (muito importantes mesmo) para a atividade. O texto será exibido em destaque para o viajante. Casos de uso: "Não esqueça de verificar a data do seu passaporte", "Não recomendado para crianças", "Você deve ir!", "Cheque sua documentação", "Leve dinheiro em espécie" e etc.
Endereço: ficará disponível para o usuário facilmente em seu itinerário. Muito útil para copiar e colar no Maps ou aplicativos como Uber.
Preço do local ou atividade: se for relevante, passe informações sobre o custo para realizar a atividade, se está incluso, se é grátis e etc.
Não é um campo obrigatório, mas é importante especificar, em especial, se é algo que não está incluso na proposta ou na viagem comprada.
Utilize este espaço para enviar fotos e documentos.
Fotos: quando local é selecionado na outra aba, as fotos deste local são carregadas automaticamente, mas você pode complementar e adicionar mais fotos. O sistema irá dar prioridade para as fotos enviadas.
Anexos: os anexos fazem mais sentido quando o itinerário faz parte da uma viagem comprada. Aqui você pode anexar voucher, bilhete eletrônico e qualquer outro documento que faça sentido para a atividade que está sendo cadastrada. Fica muito útil para seu viajante e para você, também, poder acompanhar a viagem.
Para mudar uma atividade de dia ou ordenar dentro do dia é simples, basta arrastar e soltar:
Ao finalizar uma criação, ou na configuração de exibição de uma criação, é possível configurar como você deseja exibir o itinerário:
Não mostrar: o itinerário não será exibido, apenas as outras informações da proposta ou viagem.
Mostrar resumido: o itinerário será exibido, porém apenas as fotos e o título.
Mostrar completo: mostra tudo.
Mostrar completo e esconder lista de atrações e atividades: mostra o itinerário completamente e esconde a sessão que lista as atrações e atividades (não esconde do itinerário, esconde apenas a sessão na proposta geral). É útil quando a proposta ou viagem possui muitas atrações/atividades cadastradas, para não ficar muito extensa e repetitiva - em especial quando as mesmas atrações/atividades estão apresentadas na forma de itinerário.
As opções de não mostrar ou mostrar resumido são úteis quando você não quer revelar todo o itinerário para o viajante. Por exemplo, você pode mostrar somente quando ele interagir mais ou pagar algum valor de entrada ou de desenvolvimento da viagem.
Este é um caso real, criado pela equipe Diogo (founder da Fourhands), para o casal de viajantes:
Veja como mudar o dia da atividade.